Terminologia para análise sensorial de cervejas (padronização internacional)

Criado em conjnto pelas entidades European Brewery Convention (EBC), Master Brewers Association of the Americas (MBAA), e American Society of Brewing Chemists (ASBC), o sistema de terminologia é uma recomendação para uso dos fabricantes e pesquisadores de cerveja em relatórios oficiais e artigos científicos.

Tem como objetivo padronizar os termos usados na análise descritiva da cerveja. Especialmente quando essas descrições devem ser publicadas ou comunicadas além da cervejaria ou laboratório de origem. São 122 notas de sabores, identificáveis separadamente, que podem ocorrer nas cervejas.

Pode-se adquirir o método (em Inglês: Terms and Definitions (International Method)) nos sites da Analytica EBC ou ASBC. Adicionalmente, o método indica 42 padrões de referência a serem utilizados em treinos sensorias.

Adpatamos os termos para Português e produzimos uma roda de sabores:

Roda de Sabores da Cerveja IIDC

Faça o download da figura em alta definição:
FREE DOWNLOAD

Send download link to:

A recomendação é que o analista sensorial escolha termos apropriados em número suficiente para atingir a necessidade da análise a ser feita. Terminologia diferente, incluindo termos hedônicos como “agradável” ou “refrescante”, pode ser usada em uma cervejaria ou em um painel, se conveniente ou habitual, entretanto sugere-se que esses termos devem ser omitidos e/ ou adaptados para a terminologia oficial, se os resultados forem publicados.

Bons estudos, bons treinos e sucesso com resultados!

Faça o primeiro comentário a "Terminologia para análise sensorial de cervejas (padronização internacional)"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*